DiscipuladoDúvidas do CristãoEstudos Bíblicos

Se Nascemos De Novo, Por Que Ainda Temos Que Morrer?

Um dos versículos mais profundos do Novo Testamento diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). A morte é consequência do pecado. E a vida eterna é um dom de Jesus Cristo para todos os que crêem Nele. Quando você percebe essa verdade bíblica, uma pergunta se apresenta. Se nascemos de novo, por que ainda temos que morrer?

Jesus perdoou nossos pecados, então por que ainda há morte se a morte é uma consequência do pecado? Embora a Bíblia não dê uma resposta direta, pensar na alternativa ajudará. Imagine que os crentes viveriam para sempre neste mundo. Essa não é uma ideia atraente por várias razões.

  • Primeiro, os crentes têm que morrer porque, caso contrário, estariam cercados de pecado e miséria sem fim. Eles sofreriam por causa de desastres naturais e doenças. Pior ainda, sofreriam por causa de todo o pecado que veem ao seu redor. Eles veriam Deus sendo desonrado sempre sem fim. Portanto, eles nunca podem ser totalmente felizes neste mundo, mesmo que vivam para sempre.
  • Em segundo lugar, e isso é em parte contrário à primeira razão, os crentes têm que morrer porque, caso contrário, eles ficariam muito satisfeitos neste mundo. Deus quer que ansiemos por Ele. Deus quer que ansiemos pela perfeição que só pode ser encontrada em Sua presença. Deus não quer que nos sintamos em casa neste mundo. Este mundo atual não é o plano final de Deus para nós, e Ele nos faz perceber isso ao não nos dar a vida eterna neste mundo.
  • Terceiro, os crentes têm que morrer porque, caso contrário, o pecado continuaria a ter um efeito sobre eles. Mesmo que seus pecados sejam perdoados quando você crê em Jesus, o pecado ainda tem sua influência em sua vida. A renovação de vida que Deus dá quando você crê em Jesus, é muito real. Ao mesmo tempo, isso também é verdade: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1 João 1:8). Quando você crê, você não se torna sem pecado. Você continua a precisar do perdão de Deus. Deus não quer que vivais assim para sempre, mas quer que sejais totalmente livres do pecado.
  • Quarto, os crentes têm que morrer porque senão não verão a Deus. Ninguém nesta terra jamais viu Deus em sua glória. Desejamos estar com Deus e conhecê-Lo, porque O amamos. Mas isso é impossível neste corpo mortal.

Quando Paulo escreve para a igreja em Corinto, há uma passagem que é muito relevante para a pergunta feita aqui. “Sabemos que, enquanto estamos em casa, no corpo, estamos longe do Senhor” (2 Coríntios 5:6). De certa forma, você está em casa em seu corpo. Mas o problema é que você está longe do Senhor. Portanto, Paulo diz, é melhor estar em casa com o Senhor e longe do corpo (2 Coríntios 5:8). É por isso que os crentes têm que morrer. É melhor estar no céu com Deus do que nesta terra em seu corpo. Para os cristãos, morrer é a graça de voltar para casa com Deus.

Mas Paulo não condena a preocupação de morrer e perder seu corpo terreno. Pois ter um corpo faz parte do ser humano e, portanto, morrer e não ter um corpo em certo sentido é “estar nu” (2 Coríntios 5:3). Portanto, é realmente importante saber que o destino final dos crentes não é estar no céu com sua alma. É estar na nova terra com alma e corpo. É isso que Paulo quer dizer quando diz: “Porque nesta tenda gememos, desejando revestir-nos da nossa morada celestial” (2 Coríntios 5:2). “Esta tenda” é o nosso corpo. “Nossa morada celestial não é nosso lugar no céu, como você pode pensar quando o leu pela primeira vez. Porque você vai se revestir desta morada celestial. Está falando sobre o corpo de ressurreição que todo crente recebe na nova terra.

Recapitular: viver na terra sem fé em Deus é ruim. Viver na Terra sabendo que seus pecados são perdoados é melhor. Estar no céu com Deus, mas sem o seu corpo, é melhor ainda. Mas o melhor é viver na nova terra na presença de Deus com um novo corpo glorioso. Porque Deus quer o melhor para você, você tem que saborear a morte (a menos que Jesus volte antes) para que você receba uma vida melhor do que qualquer coisa que este mundo tem a oferecer.